segunda-feira, 3 de junho de 2013

Um olá

Oi, olá. Este blog está sendo inicialmente criado para ser apresentado no dia 13 de maio para o trabalho final de uma disciplina denominada Jornalismo Digital, do 7° semestre do Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Não, ele não foi pensado para cumprir currículo. Na verdade a ideia surgiu desde o primeiro momento em que eu decidi ingressar em um intercâmbio para  Irlanda.

No dia 19 de julho me mudo para a cidade de Dublin. Meu objetivo? Estudar inglês, passar trabalho e passear por aí. Acho que todo mundo devia colocar na lista de coisas que deve fazer até os 30 morar em outro país. Viverei aos 20, e espero que dê tudo certo.



Por quê Dublin?


Exibir mapa ampliado
Queria uma cidade na Europa, de preferência onde o idioma falado fosse o inglês. Tudo indicava que Londres seria o caminho, no entanto, um grave impedimento, o trabalho. A Europa vive uma crise financeira complicada, isso dificuldade bastante a vida dos imigrantes. Em Londres, intercambistas não podem mais trabalhar, pelo menos não legalmente. Acredito que trabalhar é a parte mais interessante de qualquer intercâmbio, onde se obtém mais aprendizado, logo, mudei o destino. Em Dublin é possível trabalhar, e o melhor, aparentemente gostam de  largar tarefas nas mãos dos brasileiros. A explicação é bem simples. "Brasileiros que viajam pro exterior tem poder aquisitivo, e logo, costumam ser qualificados". O que significa: mão de obra barata.

Por quê tripla-conexão?
Nós seremos três intercâmbistas. Além disso, o trajeto é Porto Alegre - São Paulo, São Paulo - Amsterdam, Amterdam - Dublin. Uma brincadeirinha agregando os acompanhantes.

Conteúdo
Trarei aqui um pouco de tudo. Opiniões, críticas, manuais. Tentarei fazer/trazer muitas fotos e vídeos, tudo sob um olhar um pouco mais jornalístico. Tentarei também me basear em especialistas, sejam eles agentes de viagens ou intercambistas que já vivem suas experiências.

Linguagem e público
Quero facilitar a vida dos próximos intercambistas por aí, então meu público é jovem. Não quero trazer uma linguagem muito formal, defendo a ideia de que textos de web devem ser divertidos, e toques de irônia deixam a leitura mais descontraída..

Boa leitura!

Um comentário:

  1. Bah, Marina como intercambista em "fim de carreira" te digo que a experiência de morar em outro país é incrível. Além disso Dublin (nas aproximadamente 36h em que estive lá) é DEMAIS! Não é uma cidade tão grande como Londres ou Paris, por exemplo, (o que é bom, porque diminui os gastos e as chances de se perder) e tem um ambiente incrível, além disso, os irlandeses são o povo mais legal, gentil e divertido que já conheci. Eles são demais, mesmo! :P
    O inglês deles (assim como o dos escoceses) é um pouco mais difícil de entender, mas nada que uma semana de convívio não resolva e, como já disse, eles são muito gente boa e se for preciso, no começo, vão repetir, falar mais devagar, etc.
    Boa sorte e bom intercâmbio! :D
    Felipe

    ResponderExcluir